Serviços financeiros online são os alvos da moda dos cibercriminosos

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Cotações e Índices

Moedas - 21/08/2017 16:20:18
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Mensal - 15/08/2017
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Obrigações do Dia

  • 21/Agosto/2017
  • Simples Nacional
  • IRPJ/CSL/PIS/COFINS | Incorporações imobiliárias | Regime Especial de Tributação – PMCMV
  • IRPJ/CSL/PIS/COFINS | Incorporações imobiliárias | Regime Especial de Tributação
  • Previdência Social (INSS) | Parcelamento excepcional de débitos de Pessoas Jurídicas
  • Parcelamento especial da Contribuição Social do salário-educação
  • Previdência Social (INSS) | Parcelamento Especial de Débitos - PAES
  • DCTF Mensal | Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais.

A oferta de serviços financeiros via plataformas digitais tem crescido ultimamente e com isso os incidentes de segurança envolvendo internet banking também vem aumentando. O setor é o grande alvo da moda entre os cibercriminosos. Essas conclusões são apontadas no relatório da Kaspersky Lab, que ao lado da B2B International consultou 841 representantes desse mercado em 15 países.
Como ninguém gosta de ficar perdendo tempo em fila, muita gente vem optando por fazer movimentações eletrônicas. Segundo o levantamento, atualmente 42% dos usuários manuseiam suas contas via dispositivos móveis, enquanto 38% costumam operar máquinas de mesa e os outro 14% continuam no atendimento tradicional.

E, claro, com essa migração toda vêm outras preocupações. A pesquisa indica que entre os três principais fatores de alerta nas companhias são ataques de phishing (46%), a falta de cuidado do consumidor (41%) e a dificuldade entre balancear a comodidade ao cliente com prevenção a fraudes (38%)


Golpes já causam prejuízo de US$ 1,8 milhão para os bancos
O estudo revela que 70% dos incidentes que afetam bancos online acarretam custos adicionais, como prejuízo por perda de dados, danos à reputação, vazamento de informações confidenciais e outros. Dessa forma, o custo médio de um problema desses com internet banking é de US$ 1,75 milhão, quase o dobro do preço de recuperação de um evento com malware, que demanda em média US$ 825 mil.
Para conter o avanço dos golpistas e evitar ainda mais perdas, as instituições desse setor devem investir em algumas estratégias específicas nos próximos três anos. Entre as principais estão: melhorar a segurança dos apps/sites utilizados pelos consumidores (61%), exigir autenticações mais complexas e verificar detalhes de login (52%) e enviar mais comunicados para aumentar as noções de fraude (37%).


Soluções personalizadas e outras tendências
Os ataques aos serviços financeiros digitais não exigem a complexidade de uma ofensiva ao núcleo das instituições, por isso ele são mais fáceis de se propagar, como no caso do phishing. A prevenção continua sendo a melhor defesa, que pode ser ainda mais eficiente se utilizada com a detecção de comportamento. Um programa customizado com algoritmos pode, por exemplo, registrar e monitorar mais facilmente uma ação incomum no sistema.


Outra tendência é que muitas das movimentações passem a usar tecnologia em blockchain, como já é feito com a bitcoin. Antes disso, algumas soluções devem se concentrar nos crimes que sangram mais capital, aqueles que visam alvo específicos com armas criadas para explorar um ambiente específico.

fonte: tecmundo.com

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